"Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires".
(Colossenses 4:17)
As palavras acima fazem parte das saudações finais de Paulo aos irmãos de Colossos, dentre várias pessoas ele cita Arquipo, e reforça dizendo: "Também dizei a Arquipo..."
Arquipo pelo que se sabe era o líder espiritual da Igreja que se encontrava na casa de Filemom (Filemom 1-3) e o texto citado acima demonstra que Arquipo tinha um ministério, o qual era necessário que ele atentasse para ele.
Vale ressaltar que ministério quem dá é Deus, o texto claramente mostra que Arquipo recebeu o ministério do Senhor. Deus trabalha da mesma forma nas nossas vidas, ele é quem nos dar ministérios, ele é o Senhor da Igreja e quem coordena o corpo colocando cada um como lhe aprove (1corítios 12:18) e se você pertence ao corpo de Cristo você têm um ministério, você foi chamado para uma tarefa específica, você é um vocacionado, assim como Bezalel que foi chamado para construir o Tabernáculo de Israel (Êxodo 31:1-11) você foi vocacionado para uma tarefa específica no corpo de Cristo. E Deus te encheu de habilidades para desempenhar o teu ministério.
Mas uma Segunda verdade que o texto nos mostra é que precisamos Atentar para o ministério que recebemos. A expressão Atentar significa reparar; ver com atenção; refletir sobre; cuidar de. E diante de todos esses significados, penso que se Paulo escrevesse essa carta as nossas igrejas atuais ele teria citado nossos nomes e mandado que Atentarssemos para o ministério que recebemos, pois vivemos numa época onde a correria tem sido marca constante, 24 horas tem sido considerada como pouco para cuidarmos dos nossos afazeres, onde nos preocupamos com tudo, menos com o Ministério que recebemos, invertemos a ordem de Jesus que é "Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas serão acrescentadas" (Mateus 6:33) e muitas vezes colocamos o nosso ministério como a última coisa a fazer. A Bíblia nos alerta "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente" (Jeremias 48:10), o ministério que Deus colocou nas nossas mãos é obra do Senhor.
O texto aos colossense termina dizendo "...para o cumprires". Esse é o intuito pelo qual devemos estar atento ao ministério. Precisamos nos dispor a fazer aquilo que o Senhor tem colocado nos nossos corações. E que no fim de nossas vidas possamos dizer como o Apostolo Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreia, guardei a fé" (2 timóteo 4:7).
Nada é mais satisfatório para o homem saber no final da sua vida que completou a carreia. Que seja esse o anseio dos nossos corações, que possamos viver focado no ministério que o Senhor têm nos dado. Lembremos sempre que Deus não precisa de nós, mas ele conta conosco, e isto é um privilégio enorme que temos, de sermos cooperadores.
Que Deus nos faça dia a dia Arautos do Rei e pregadores da sua cruz.
Amém.
Um comentário:
Thiago,excelente texto,estar melhorando a cada dia sua intepretação textual,parabens.Infelizmente vermos até no meio chamado evangélico lideres,pastores,tomando para si toda glória,desatentos para o verdadeiro chamado que tiveram,se e que tiveram,para pregarem de maneira bíblica e correta.Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas,pois somos "tentados" a "brincamos" com o ministério que Deus nos confiou.Jocimar R da Silva
Postar um comentário