domingo, 16 de dezembro de 2007

O texto a seguir é um artigo do irmão e amigo Rafael Lelis Ferrari. Irmão este que tem uma história importante na minha vida e no meu ministério, nos conhecemos no CEFETES onde estudamos juntos por 3 anos, de fato foram tempos separados pelo Senhor para nossa edificação espiritual. Hoje graças a Deus e após muitos debates, o Rafael é um calvinista, sócio da UMP e violonista do grupo de louvor da IPB de Jardim da Penha , na qual ele é membro. Que Deus sempre o conserve revestido de sua graça e apegado a sua palavra.
_____________________________________________________________________________
O Presente Século Mau
Vivemos em uma época onde o deus mais adorado pela sociedade chama-se “O Homem”. Uma sociedade antropocêntrica que busca seus próprios interesses, que busca em primeiro lugar sua realização profissional, que tem o seu coração na terra, que ajunta tesouros na terra, que valoriza somente o “aqui” e o “agora” e que, assim, espera em Cristo só nessa vida, ou nem nessa vida. Desta forma entendemos que, talvez, nossa sociedade se tornou uma das mais infelizes de todas que já existiram. (1 Co 15:19).

A bíblia descreve bem homens assim: “O seu fim é a perdição, o seu Deus é o ventre, e a sua glória é a vergonha. Só pensam nas coisas terrenas. (Fp 3:19)”. São homens maus que se esqueceram quem é a criatura e quem é o criador, que estão mortos em seus pecados e cegos. Homens que lembram de Deus somente nas dificuldades, que só abrem a boca para pedir e quando pedem, pedem para gastar em seus próprios deleites.

Esse presente século realmente é mau. É mau porque é formado por homens maus, e deles a bíblia já nos advertia: “Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeição natural, irreconciliáveis,caluniadores, sem domínio de si, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder...(Tm 3:1-5)”.

No fim desse verso Paulo aconselha a Timóteo: “Afasta-te também destes”. Paulo também no início de sua carta aos Gálatas diz que Jesus Cristo se deu a si mesmo para nos livrar do presente século mau. Paulo, como Jesus, não era contra a evangelização da sociedade (ao pedir que nos afastássemos destes), pelo contrário, Paulo se fazia de tudo para com todos a fim de ganhar alguns para Cristo. No entanto, essas palavras são sábias palavras de Deus no sentido de que o apóstolo nos alerta quanto às falsas doutrinas que surgirão nos fins dos tempos e que entrará nas igrejas de tal forma que muitos não mais suportarão a sã doutrina dos apóstolos, a mensagem da Cruz que aos poucos tentará ser aniquilada por pastores nos púlpitos de muitas igrejas. Infelizmente o verbo não mais está no futuro e sim no presente, no Presente Século Mau.
Tornou-se visível e audível em muitos sermões e louvores, um evangelho maquiado, de fácil e grande aceitação, um novo evangelho que podemos chamar de “Evangelho segundo nossos interesses” que, ao contrário da palavra poderosa de Deus, muda de acordo com a nossa vontade e se adapta ao tempo e ao interesse de cada um. Um evangelho que exalta o homem e HUMILHA a Deus, que exalta a vontade da criatura e IGNORA a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, tornando o homem soberano e pregando um deus que está somente ali para servi-lo, cabendo ao mesmo apenas pronunciar as quatro palavrinhas mágicas “em nome de Jesus”. (Se Jesus tivesse realmente pregado esse evangelho, creio que Judas não o teria traído, humanamente falando).

O desejo de Deus não é somente que lamentemos tal situação em que se encontra nossa sociedade, mas que sejamos ouvintes, praticantes e fiéis pregadores de sua palavra, porque apesar de tudo, ainda é ele que está no controle desse mundo, ele continua fazendo todas as coisas segundo a sua vontade (Ef 1:11), e ainda tem muitos escolhidos para serem chamados, justificados e um dia glorificados.

Ao contrário dessa sociedade, nossa pátria está nos Céus, nosso coração está em Deus e nossa vida é para o louvor de sua glória. Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Desta forma, Sejamos alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor e unidos no trabalho, a fim de levarmos alguns destes para Cristo, é claro, sempre na ajuda da Graça de Deus.
Paz e Graça!
Rafael Lelis Ferrari

sábado, 8 de dezembro de 2007

Calvinismo e a Evangelização


Acabei de ler recentemente o Livro "Uma Jornada na Graça" da Editora Fiel e de autoria de Richard P. Belcher. O livro é excelente, pois o mesmo fala das verdades bíblicas defendidas pelos calvinistas de modo bem didático e atrativo. Com intuito de edificá-los é que posto esta pequena parte do livro, que ao meu ver é muito oportuna para os dias atuais Pois temos vivido época onde por um lado há um grande comodismo quanto a prática de Evangelização e por outro um grande emprego de método estratégico de evangelismo que muitas vezes fogem aos conceitos bíblicos.

Oro para que Deus nos dê forças para cumprir o "Ide e Pregai o Evangelho a toda criatura" sem precisar maquear o evangelho.


_________________________________________________________________________




AS DOUTRINAS DA GRAÇA AFETARÃO OS MÉTODOS DE EVANGELISMO UTILIZADOS POR UMA IGREJA


"O temor de que o calvinismo destruirá o evangelismo não tem qualquer fundamento, pois alguns dos grandes evangelistas da História eram calvinistas. Mas, por outro lado, o Calvinismo influenciará os métodos e as práticas de evagelismo de um crente. Com certeza, não é sensato nem bíblico realizar a obra de evangelização utilizando qualquer método, apenas porque desejamos ser capazes de afirmar que estamos praticando evangelismo. Nossas práticas de evangelismo têm de ser consistentes com as Escrituras e com sua teologia. A evangelização tem de ser feita no poder e na maneira de Deus; pois, agindo de modo contrário, podemos criar uma monstruosidade de métodos e recursos que produzem apenas uma decisão e não o verdadeiro fruto do Espírito Santo.
O calvinismo compreende que não têm em si mesmo o poder de converter as pessoas a Cristo, mas que o poder de Deus age no íntimo para chamar a Deus os eleitos. É nosso dever pregar o evangelho a todas as pessoas do mundo e confiar que o Espírito Santo fará a sua obra de chamar o povo de Deus."


(Richard P. Belcher - Uma Jornada na Graça p. 228-229)


domingo, 25 de novembro de 2007

DO QUE SE ORGULHA O HOMEM?

"Ora, quando dizemos que não há nada no ser humano que exalte o seu coração, entendemos que não há nele nada do que se orgulhar. Portanto, se parece bem a todos, dividamos assim o conhecimento que o homem deve ter de si mesmo. Em primeiro lugar, deve considerar para que fim ele foi criado e foi dotado de dons singulares da parte de Deus. Essa meditação o incita a meditar na vida futura e a querer servir a Deus. Em seguida, que avalie as suas riquezas, ou melhor, a sua indigência. Conhecida esta, seja ele abatido, caindo em extrema confusão, como que reduzido a nada. A primeira consideração tende a isto - que ele saiba qual é o dever e o seu ofício. A segunda, que ele saiba quanto é capaz de fazer o que deve. "


(CALVINO, João As Institutas, p. 83)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Oh Glória, somos reformados....
.
"Era para ser um dia normal em Wittenberg. . Mas aquele 31/10 estava predestinado a ser um dia incomum. 490 anos de Reforma. Sola Fide, Sola Scriptura, Soli Deo Gloria, Solus Christus, Sola Gratia".

Fiquei muito feliz, pois recentemente ao acessar o orkut de um grande amigo encontrei a imagem e a frase que reproduzi acima. De fato aquele dia 31 de Outubro de 1517 estava preparado por Deus para ser um marco na História.
A Reforma Religiosa foi um fato singular na história, pois nela Deus usou homens como Martinho Lutero e João Calvino para trazer o teu povo de volta as Sagradas Escrituras.
Até 1517 a sociedade medieval juntamente com a Igreja dominante da época vivia em grandes trevas, pois a Igreja havia se desviado tanto das sagradas escrituras que criam que a Salvação era por obras, além disso, os clérigos havia proibido a leitura das Sagradas Escrituras e a missa era celebrada em Latim, o que não edificava ninguém que ali se reuniam. As vendas de indulgências era comum, além da crença no purgatório e tanto outros desvios mais.
Mas Deus é Soberano, e trabalha na História e faz a História. Aquele dia 31/10/1517 Martinho Lutero, que por obra do Espírito Santo já estava convicto que o Justo é justificado pela fé, fixou na porta da capela de Wittenberg as famosas "95 teses de Lutero" que mostrava claramente os desvios da Igreja Católica Apostólica Romana, desvios esses que permanecem ainda hoje, por isso falar em Ecumenismo é difícil, pois não podemos sacrificar a verdade no altar da unidade.
Lutero foi a boca da Reforma, foi quem queimou em praça pública a Bula Papal que o exigia sua retratação. Deus usou grandemente a coragem desse homem para desafiar o Papa.
Mas é fato entre os estudiosos, que se por um lado Lutero foi a voz da Reforma, Calvino foi o cérebro. Pois foi ele quem sintetizou as doutrinas.
Sua obra "As Institutas da Religião Cristã" influenciou toda a concepção religiosa que temos. Além disso, expunha as escrituras constantemente, sobre isso disse Arminus certa feita: "Exorto aos estudantes que depois das Escrituras leiam os Comentários de Calvino, pois eu lhe digo que ele é incomparável na interpretação da Escritura". Estima-se que Calvino durante o seu ministério, que por sinal foi curto mas intenso, tenha pregado mais de três mil sermões, escreveu cerca de duas mil cartas, compôs muitos tratados defendendo o Ensino puro da Bíblia, comentou quase todos os Livros das Sagradas Escrituras, em fim, foi uma pessoa que viveu para o ministério que recebeu. Próximo de morrer Calvino, pediu que fosse sepultado em um local desconhecido e que não o identificasse, afim de não atrair para si venerações. Calvino foi um homem que buscou refletir a Glória de Deus, que seja sempre esse o nosso desejo, que possamos dizer como João Batista "Convém que ele (Jesus Cristo) cresça e eu diminua".
A Reforma foi um fato abençoador de Deus para toda a humanidade, pois ela influenciou grandemente não só a religião mas todos os outros aspectos da vida: Cultura, Política, Arte, Ciência
O que nos deixa triste hoje, é vê o conto que as chamadas Igrejas Evangélicas têm se afastado da Teologia Reformada. O Ensino das Escrituras têm sido abandonado em troca de "Louvorzão", doutrinas estranhas têm se infiltrado no meio da Igreja: a crença na "teologia da prosperidade", a "segunda bênção", maior valorização das Experiência do que das sagradas Escrituras em algumas até mesmo o Teísmo Aberto ou Teologia Relacional.
Que Deus nos faça dia à dia reformadores da sua igreja, que possamos sempre lutar por uma volta a Bíblia, que possamos falar o que ela fala e nos calar onde ela se cala.
Oro a Deus para que ele nos dê forças para "Viver acima de tudo de modo digno do Evangelho para indo ver ou estando ausente ouça no tocante a vós outros que estais firmes lutando juntos pela fé Evangélica" que possamos ter não somente a Teologia Reformada mas uma vida em constante reforma na presença do Senhor, descansando sempre na soberania dele, pois "ele tem cuidado de nós"
Que Deus nos faça dia à dia Arautos do Rei e pregadores da sua cruz.
Amém





terça-feira, 9 de outubro de 2007

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O artigo e o link do vídeo a seguir, é uma contribuição do amigo e irmão em Cristo Jesus, Jocimar Rangel da Silva. O qual também pertence a 3ª IPB de Colatina e têm procurado ser uma "Voz que clama" pela proclamação autêntica da Palavra de Deus. Sou grato a ele por mais esta contribuição que com certeza edificará a vida de todos nós.
"BREVE REFLEXÃO QUANTO AO MEU PAÍS..."
Não é o meu propósito comentar sobre política, até porque sou leigo no assunto e não é esse o foco do blogger. Tenho a enorme alegria de compartilhar a letra e a música do cantor, músico, poeta, João Alexandre. Que é uma das vozes que tem proclamado o evangelho através da música, com muita poesia, talento , criatividade e compromisso com Deus.
Lamentavelmente estamos presenciando os escândalos e injustiças ocorridas no nosso querido país, Brasil. Por mais simples que a letra possa ser, revela a realidade do país e o anseio do nosso coração, que as pessoas busquem o verdadeiro Deus.
Clamamos a ele que continue a ter misericórdia de nossas vidas.
PRA CIMA BRASIL
“Como será o futuro do nosso país?
Surge a pergunta no olhar e na alma do povo
Cada vez mais cresce a fome nas ruas, nos morros
Cada vez menos dinheiro pra sobreviver.
Onde andará a justiça, outrora perdida?
Some a resposta na voz e na vez de quem manda.
Homens com tanto poder e nenhum coração,
Gente que compra e que vende a moral da nação.
Brasil, olha pra cima!
Existe uma chance de ser novamente feliz!
Brasil, há uma esperança!
Volta teus olhos pra Deus, o justo juiz".

Que possamos refletir e avaliamos nossa relação com Deus, que seja no plano individual ou coletivo, lembrando que a nossa verdadeira pátria não e esta, para os que são de fato eleitos e comprados pelo sangue do Cordeiro. “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Filipenses 3:20).
Deus nos chama a evangelizarmos o nosso País, levando as boas novas da Salvação aos perdidos, termos que ser “Sal e Luz” conforme a Bíblia nos exorta (Mateus 5: 13-16). Pois a mesma demonstra a real situação do Homem sem Cristo “Estando nós mortos nos nossos delitos e pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo – Pela graça sois salvos” (Efésios 2: 5) e “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3: 23).
Que Deus continue a derramar a sua graça sobre as nossas vidas.

JOCIMAR R DA SILVA.

http://www.youtube.com/watch?v=Dmk3ADQmXxM

O LINK É UM CLIP DA MÚSICA QUE NOS LEVA A MEDITAR.... ACESSE VOCÊ TAMBÉM.


quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Reflexões quanto aos nossos ministérios!

"Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires".
(Colossenses 4:17)


As palavras acima fazem parte das saudações finais de Paulo aos irmãos de Colossos, dentre várias pessoas ele cita Arquipo, e reforça dizendo: "Também dizei a Arquipo..."

Arquipo pelo que se sabe era o líder espiritual da Igreja que se encontrava na casa de Filemom (Filemom 1-3) e o texto citado acima demonstra que Arquipo tinha um ministério, o qual era necessário que ele atentasse para ele.

Vale ressaltar que ministério quem dá é Deus, o texto claramente mostra que Arquipo recebeu o ministério do Senhor. Deus trabalha da mesma forma nas nossas vidas, ele é quem nos dar ministérios, ele é o Senhor da Igreja e quem coordena o corpo colocando cada um como lhe aprove (1corítios 12:18) e se você pertence ao corpo de Cristo você têm um ministério, você foi chamado para uma tarefa específica, você é um vocacionado, assim como Bezalel que foi chamado para construir o Tabernáculo de Israel (Êxodo 31:1-11) você foi vocacionado para uma tarefa específica no corpo de Cristo. E Deus te encheu de habilidades para desempenhar o teu ministério.

Mas uma Segunda verdade que o texto nos mostra é que precisamos Atentar para o ministério que recebemos. A expressão Atentar significa reparar; ver com atenção; refletir sobre; cuidar de. E diante de todos esses significados, penso que se Paulo escrevesse essa carta as nossas igrejas atuais ele teria citado nossos nomes e mandado que Atentarssemos para o ministério que recebemos, pois vivemos numa época onde a correria tem sido marca constante, 24 horas tem sido considerada como pouco para cuidarmos dos nossos afazeres, onde nos preocupamos com tudo, menos com o Ministério que recebemos, invertemos a ordem de Jesus que é "Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas serão acrescentadas" (Mateus 6:33) e muitas vezes colocamos o nosso ministério como a última coisa a fazer. A Bíblia nos alerta "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente" (Jeremias 48:10), o ministério que Deus colocou nas nossas mãos é obra do Senhor.

O texto aos colossense termina dizendo "...para o cumprires". Esse é o intuito pelo qual devemos estar atento ao ministério. Precisamos nos dispor a fazer aquilo que o Senhor tem colocado nos nossos corações. E que no fim de nossas vidas possamos dizer como o Apostolo Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreia, guardei a fé" (2 timóteo 4:7).

Nada é mais satisfatório para o homem saber no final da sua vida que completou a carreia. Que seja esse o anseio dos nossos corações, que possamos viver focado no ministério que o Senhor têm nos dado. Lembremos sempre que Deus não precisa de nós, mas ele conta conosco, e isto é um privilégio enorme que temos, de sermos cooperadores.

Que Deus nos faça dia a dia Arautos do Rei e pregadores da sua cruz.

Amém.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Vozes que Clamam no Deserto...

Olá sou Thiago de Souza Dias, um jovem que tem aprendido um pouco do que é a maravilhosa Teologia Reformada.
Resolvi criar esse blogger a fim de compartilharmos juntos um pouco da Palavra de Deus, comentando assim as notícias atuais a luz da mesma.
O título "Vozes que Clamam no Deserto..." demonstra a realidade em que vivemos, onde as vezes nos sentimos como Vozes que clamam em pleno deserto, pois o mundo atual tem propagado um Cristo muito diferente do que aquele que a Bíblia mostra.
Mas a Palavra já nos advertia a "Vede que ninguém vos Engane" (Mateus 24:3), e que "haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos" (2 Timóteo 4:3)
Mas o servo do Senhor precisa ouvir o conselho de Paulo a Timóteo: "Tu, porém permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste e que desde a infância, sabes a sagrada letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:14-17).
Oro a Deus para que ele use esse blogger como canal de bênção a todos que acessarem, conclamando a todos a usarem a suas VOZES a proclamarem o evangelho autêntico do Senhor Jesus, tornando se assim mais uma "voz que está clamando no Deserto", mas abençoada por Deus. A Bíblia registra uma promessa de Deus e que com certeza se estendi a todos nós: "Abra bem a tua boca que eu te encherei"
Que ele nos faça dia a dia arautos do Rei, e pregadores da tua cruz.
Amém