CARACTERÍSTICAS DE UMA VIDA QUE DEIXA MARCAS
"Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." 2 Tm 4.6-8.
No domingo passado (14/06/09, no culto matutino meditamos sobre Características de uma vida que deixa marcas. Na ocasião nos atemos ao texto citado acima, em que Paulo escrevendo a sua última carta faz uma autobiografia revelando-nos três características essencias de um vida que deixa marcas.
A primeira é prioridade no combate. O apóstolo Paulo ao olhar para a sua vida tem a nítida consciência que não lutou todos os combates, porém tem a segurança que priorizou aqueles que de fato valiam à pena. Seus esforços estiveram concentrados na luta cristã. Paulo, mesmo sendo um dos poderosos da religião judaica declara que considerou tudo como refugo para conquistar a cristo.
A segunda característica é a perseverança no combate. O apóstolo Paulo usando a figura de um maratonista declara que ele completou a carreita, ou seja, ele não desistiu. Ao olhar para trás o apóstolo podia visualizar os obstáculos pelos quais transpôs. De fato a carreira do apóstolo Paulo não foi fácil, porém ele foi perseverante e completou a carreita que Deus havia proposto a ele.
A terceira característica evidente de uma vida que deixa marcas consiste no cuidado com a verdade. No fim da vida, Paulo declara que guardou a fé, ou seja, ele não negociou os princípios bíblicos para obter vantegens pessoais.
Ao olharmos para a vida do apóstolo Paulo inevitavelmente questionamos a nós mesmos, perguntando como temos vivido, e se de fato temos marcado a nossa geração priorizando o bom combate, completando a carreira e guardando a fé.
Meditemos sobre isso e que Deus nos abençoe.
Sem. Thiago de Souza Dias