quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Oh Glória, somos reformados....
.
"Era para ser um dia normal em Wittenberg. . Mas aquele 31/10 estava predestinado a ser um dia incomum. 490 anos de Reforma. Sola Fide, Sola Scriptura, Soli Deo Gloria, Solus Christus, Sola Gratia".

Fiquei muito feliz, pois recentemente ao acessar o orkut de um grande amigo encontrei a imagem e a frase que reproduzi acima. De fato aquele dia 31 de Outubro de 1517 estava preparado por Deus para ser um marco na História.
A Reforma Religiosa foi um fato singular na história, pois nela Deus usou homens como Martinho Lutero e João Calvino para trazer o teu povo de volta as Sagradas Escrituras.
Até 1517 a sociedade medieval juntamente com a Igreja dominante da época vivia em grandes trevas, pois a Igreja havia se desviado tanto das sagradas escrituras que criam que a Salvação era por obras, além disso, os clérigos havia proibido a leitura das Sagradas Escrituras e a missa era celebrada em Latim, o que não edificava ninguém que ali se reuniam. As vendas de indulgências era comum, além da crença no purgatório e tanto outros desvios mais.
Mas Deus é Soberano, e trabalha na História e faz a História. Aquele dia 31/10/1517 Martinho Lutero, que por obra do Espírito Santo já estava convicto que o Justo é justificado pela fé, fixou na porta da capela de Wittenberg as famosas "95 teses de Lutero" que mostrava claramente os desvios da Igreja Católica Apostólica Romana, desvios esses que permanecem ainda hoje, por isso falar em Ecumenismo é difícil, pois não podemos sacrificar a verdade no altar da unidade.
Lutero foi a boca da Reforma, foi quem queimou em praça pública a Bula Papal que o exigia sua retratação. Deus usou grandemente a coragem desse homem para desafiar o Papa.
Mas é fato entre os estudiosos, que se por um lado Lutero foi a voz da Reforma, Calvino foi o cérebro. Pois foi ele quem sintetizou as doutrinas.
Sua obra "As Institutas da Religião Cristã" influenciou toda a concepção religiosa que temos. Além disso, expunha as escrituras constantemente, sobre isso disse Arminus certa feita: "Exorto aos estudantes que depois das Escrituras leiam os Comentários de Calvino, pois eu lhe digo que ele é incomparável na interpretação da Escritura". Estima-se que Calvino durante o seu ministério, que por sinal foi curto mas intenso, tenha pregado mais de três mil sermões, escreveu cerca de duas mil cartas, compôs muitos tratados defendendo o Ensino puro da Bíblia, comentou quase todos os Livros das Sagradas Escrituras, em fim, foi uma pessoa que viveu para o ministério que recebeu. Próximo de morrer Calvino, pediu que fosse sepultado em um local desconhecido e que não o identificasse, afim de não atrair para si venerações. Calvino foi um homem que buscou refletir a Glória de Deus, que seja sempre esse o nosso desejo, que possamos dizer como João Batista "Convém que ele (Jesus Cristo) cresça e eu diminua".
A Reforma foi um fato abençoador de Deus para toda a humanidade, pois ela influenciou grandemente não só a religião mas todos os outros aspectos da vida: Cultura, Política, Arte, Ciência
O que nos deixa triste hoje, é vê o conto que as chamadas Igrejas Evangélicas têm se afastado da Teologia Reformada. O Ensino das Escrituras têm sido abandonado em troca de "Louvorzão", doutrinas estranhas têm se infiltrado no meio da Igreja: a crença na "teologia da prosperidade", a "segunda bênção", maior valorização das Experiência do que das sagradas Escrituras em algumas até mesmo o Teísmo Aberto ou Teologia Relacional.
Que Deus nos faça dia à dia reformadores da sua igreja, que possamos sempre lutar por uma volta a Bíblia, que possamos falar o que ela fala e nos calar onde ela se cala.
Oro a Deus para que ele nos dê forças para "Viver acima de tudo de modo digno do Evangelho para indo ver ou estando ausente ouça no tocante a vós outros que estais firmes lutando juntos pela fé Evangélica" que possamos ter não somente a Teologia Reformada mas uma vida em constante reforma na presença do Senhor, descansando sempre na soberania dele, pois "ele tem cuidado de nós"
Que Deus nos faça dia à dia Arautos do Rei e pregadores da sua cruz.
Amém





terça-feira, 9 de outubro de 2007